Macros no Roll20 para Shadowrun

O Roll20 facilita bastante a vida dos jogadores de Shadowrun. Especialmente pela facilidade da ficha já fazer o cálculo automaticamente e apresentar as jogadas de dados.

Agora, para o narrador ainda fica um pouco complicado. Primeiro, porque dificilmente o narrador vai fazer as fichas dos NPCs todos. Só NPCs principais precisam de uma ficha completa e eu prefiro que os NPCs genéricos sejam simplificados, porque eu não preciso saber os 8 ou 9 atributos e 6 ou 7 perícias dos minions (minha inspiração aqui é o RPG Yggdrasill, também da New Order, que condensa a ficha dos NPCs figurantes em poucas características).

E, mesmo se fizer uma ou duas fichas genéricas, o trabalho de abrir a ficha, achar o ataque ou defesa a ser rolado, fechar a ficha para ver o resultado, mudar para a tela lateral de rolagem de dados, abrir a ficha para outro npc… leva tempo e perde o ritmo.

Além do que, as jogadas de dados da ficha padrão dão mais informação do que as vezes o que você quer que os jogadores vejam, como o atributo ou perícia do NPC.

A ideia é usar o template básico do Roll20 para criar macros para as jogadas de dados mais comuns dos NPCs. Ex: Ataque, Ataque Mágico, Defesa + Absorção e Iniciativa.

A segunda vantagem é que fica fácil achar as jogadas dos NPCs e dos PCs, já que cada uma vai estar em um estilo.

Parte I – Aprendendo a fazer um Template:

O Template é uma forma de dar uma aparência arrumada à macro. Ex:

Macro 02

No Roll20, você pode criar as macros na ficha do personagem ou no menu lateral Collection (aquele botão entre o de Música e o de Configuração)

Quando você clica em adicionar uma nova macro (+Add) abre a tela para colocar o nome da macro e as ações.

O primeiro passo é dar um nome curto à macro (sem espaços). Ex: Ataque.

Na parte das ações é que você vai inserir o template. Digamos que eu queira um template para a jogada de ataque de um NPC básico:

Macro 03

O modelo do template é esse aqui:

&{template:default} {{name= título da macro}} {{O que você quiser chamar = [[jogada de dados fica entre brackets duplos]]}}

&{template:default} : invoca o template básico, que é o único disponível para a versão gratuita do Roll20.

{{name= título da macro}} : o comando name e depois do sinal de igual o título que você quer que apareça na tela lateral do Roll20, no cabeçalho da macro. OBS: aqui não deixe um espaço entre  name e o sinal de = ou a macro não vai funcionar. Ex:

&{template:default} {{name= Segurança ataca com Ares Predator}}

Se eu quero ter a opção de escolher o nome do NPC (Jacob, Tenente) para ficar mais claro quem está atacando posso colocar uma variável ?{descrição|valor padrão} aí:

&{template:default} {{name= ?{NPC|Segurança} ataca com Ares Predator}}

O sinal de interrogação cria um campo com o título da lado esquerdo do “|” , solicitando que você introduza um valor [texto ou número]. Do lado direito do “|” está o valor padrão se você não inserir nada:

Macro 08

Depois de fazer o template e o título, você coloca os comandos. Cada comando deve ficar entre colchetes duplos: {{ e }} e sua macro pode ter um ou vários comandos. Separe os comandos por um espaço em branco.

A estrutura do comando, em regra, é:

  • {{
  • Do lado esquerdo o nome que vai aparecer
  • O sinal de =
  • Do lado direito a jogada de dados entre colchetes duplos e/ou qualquer texto que você queira acrescentar fora dos colchetes
  • }}

Ex:

{{Sucessos = [[(?{Ataque|7}+?{Modificadores|0})d6>5]] para acertar}}

Nesse caso a macro primeiro pede para você colocar o valor Ataque (o valor default é 7 porque eu considerei que um segurança médio teria esse valor de Agilidade+Pistolas).  Depois ela pede os modificadores (default aqui é 0).

Você pode ter vários comandos em sequência. Na tela de criação de macros separe eles por um espaço e não por um enter, se não a formatação do template se perde.

A macro acima inteira seria, portanto:

&{template:default} {{name= ?{NPC|Segurança} ataca com Ares Predator}} {{Sucessos = [[(?{Ataque|7}+?{Modificadores|0})d6>5]] para acertar}}

Parte II – Macros básicas úteis:

Ataque

Macro 05

&{template:default} {{name= ?{NPC | Segurança} ataca com Ares Predator}} {{Sucessos = [[(?{Ataque|7}+?{Modificadores|0})d6>5]] para acertar}}

Defesa

Macro 06

&{template:default} {{name= ?{NPC | Segurança} se defende}} {{Sucessos = [[(?{Defesa|6}+?{Modificadores|0})d6>5]]}} {{Absorção = [[(?{Corpo e Armadura – PA |12})d6>5]]}}

OBS: eu prefiro já calcular mentalmente o valor do PA (que já aparece na jogada de ataque dos PCs que vai estar logo acima na tela do Roll20) e digitar o valor total de absorção de uma vez só (Corpo + Armadura – PA), pois acho que ganha tempo.

Se quiser um campo para inserir o PA seria preciso acrescentar +?{PA|0} e nesse caso você vai inserir o PA digitando um número negativo (-2), se não a macro vai somar o valor ao invés de subtrair (ou pode fazer a macro -?{PA|0} e inserir o valor positivo (2), como você achar mais fácil de não se confundir.

Iniciativa

Macro 07

Se você selecionar o token, já manda o resultado do teste para o Turn Tracker.

&{template:default} {{name= ?{NPC | Segurança} testa Iniciativa}} {{Iniciativa = [[(?{Reação + Intuição|1}+?{Modificadores por ferida|0}+?{Dados de Iniciativa|1}d6) &{tracker}]] }}

O comando &{tracker} manda o resultado do teste para o Turn Order se um token de NPC estiver selecionado. Se não estiver, você vai ter de adicionar manualmente o nome e resultado do teste de iniciativa.


Detalhando passo a passo desse comando pode ajudar a entender a mecânica:

  • ?{Reação + Intuição|1} abre uma caixa Reação + Intuição para colocar a soma dos atributos de iniciativa
  • +?{Modificadores por ferida|0} abre uma caixa Modificadores por ferida 
  • +?{Dados de Iniciativa|1}d6 pede para informar os Dados de Iniciativa e rola o dado
  • (…) como está tudo entre parenteses, soma os resultados. Ex: 8 + (-2) + 2d6
  • [[ … ]] apresenta o resultado
  • {{Iniciativa = resultado}}

Parte III – Elaborando Macros para os NPCs da sessão

Se eu já sei que durante o jogo os runners vão invadir o prédio da Renraku, com a chance de encontrar com uma equipe dos temidos Samurais Vermelhos, eu posso criar cópias das macros acimas, modificando com as estatísticas dos npcs e criar algumas macros para NPCs específicos.

SamuraiAlpha

Macro 09

&{template:default} {{name= ?{NPC |Samurai Vermelho} dispara sua **Ares Alpha**}} {{Sucessos = [[(?{Ataque|16}+?{Modificadores|0})d6>5]] para acertar}} {{ AP -2 = DV: 11}}

O último comando faz aparecer uma linha indicando os valores de Penetração da Armadura e Valor de Dano da arma Ares Alpha.

SamuraiPredator

Macro 10

&{template:default} {{name= ?{NPC |Samurai Vermelho} dispara sua **Ares Predator V**}} {{Sucessos = [[(?{Ataque|14}+?{Modificadores|0})d6>5]] para acertar}} {{ AP -1 = DV: 8}}

SamuraiDefesa

Macro 11

&{template:default} {{name= ?{NPC | Samurai Vermelho} se defende}} {{Sucessos = [[(?{Defesa|12}+?{Modificadores|0})d6>5]]}} {{Absorção = [[(?{Corpo e Armadura – PA|24})d6>5]]}}

MagiaRelampago

Se você imagina que o mago que o grupo vai enfrentar vai usar um ou dois feitiços pode fazer um macro para cada um desses Feitiços, já colocando os dados principais e fazendo com que a macro faça os testes de conjuração e de resistência a dreno e pergunte qual a intensidade de Poder usado. Ex:

Macro 12

&{template:default} {{name= ?{NPC | Mago} conjura Feitiço de Relâmpago – resista com Teste de Corpo}} {{Sucessos = [[(?{Conjuração+Magia|12}+?{Modificadores|0})d6>5]]}} {{Tipo = Físico}} {{Alcance = Linha de Visão}} {{Dano = Físico é igual ao número de sucessos restantes após Teste de Oposição de Corpo}} {{Duração = Instantâneo}} {{Dreno = Poder [[?{Poder| 6}]] – 3, Mínimo 2}} {{Resistir a Dreno = [[(?{Força de Vontade + Carisma ou Lógica|8})d6>5]]}}{{Efeitos secundários = Redução imediata de 5 na Iniciativa e -1 na pilha de dados em todas as ações do alvo}} {{OBS = O Poder funciona como Limite para o máximo de sucessos}}

Infelizmente, com a macro você não consegue automatizar tudo, mas já é uma ajuda no meio do jogo. Se precisar de menos detalhes é só apagar o comando correspondente.

Depois pretendo fazer umas macros para os npcs hackers e fusores, mas a lógica é a mesma.

Parte IV – Usando as macros na barra de menu

Na hora de usar as macros, quando for ter uma cena de combate, você pode marcar as macros que precisa para que elas apareçam na barra de menu inferior e vai ter a mão as principais jogadas necessárias para seus NPCs.

Macro 13

Aí só para aquele seu NPC principal com ficha completa que você vai precisar ir lá no menu de personagens e abrir a ficha dele. O resultado é que vai ser bem mais rápido e simples narrar.

Macro 14.JPG

Parte V – Observações:

– Algumas vezes um espaço antes ou depois do = pode impedir a macro de funcionar. Outras vezes não. Na dúvida, se a macro não funcionar, tire os espaços.

– No Roll20, texto escrito entre * e * fica em itálico. Entre ** e ** fica em negrito

– Dá para fazer uma macro que chama outras macros, mas eu achei que não valia a pena a complicação. Nos links interessantes abaixo tem como fazer.

– Se você fizer um erro ao tentar construir macros mais complicadas que invocam outra macros, pode ficar um erro na memória do roll20 e dar um bug bizarro em que você não consegue mais jogar dados, mesmo se sair e voltar do jogo! Não se desespere: saia do jogo, vá naquela tela inicial de lançar o jogo e clique nas opções [Settings] – uma delas é Clear Chat Archive. Ele pede para confirmar digitando CONFIRM. Pronto, você apagou o arquivo de conversas do chat todo [se quiser faça um backup antes] e o problema se resolve. Apague a macro que deu defeito também.

Parte VI – Links Interessantes

Eu entendi o funcionamento das macros e templates lendo esses links. Eles são bem mais completos e recomendo dar uma olhada:

Como criar Macros no Roll20 : Torre dos Magos. Esse artigo é muito bom e explica passo a passo como fazer uma macro e templates.

Implementações para Dragon Age RPG no roll20.net: Dragon Age Brasil

Useful Macros : Roll20 Wiki – Macros úteis para Shadowrun

Dice Reference : Roll20 Wiki – traz vários comandos do Roll20 para jogadas de dados e macros.

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4 comentários sobre “Macros no Roll20 para Shadowrun

  1. Torre do Mago

    Grande Ronaldo, brother que tutorial foda! Parabéns, muito bem explicadinho. Estou fazendo mais 2 tutoriais aqui e vou retribuir a gentileza colocando esta página como referência.

    Parabéns mais uma vez e continue criando cosias muito fodas!

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  2. Torre do Mago

    Que massa brother, saiu um domingo agora macros que fiz para o jogo de um amigo e vou ver se amanhã ou no máximo esse fim de semana sai a parte 2 do tutorial.

    Esse vai ter mais de 20 comandos para Roll20, chega num momento que é tanto comando que é melhor listar e dar exemplos e aí a galera usa como quiser, porque não tem como usar TODOS num único jogo ou sistema.

    Em paralelo a isso eu estou tentando contato com o Roll20 para ver se consigo fazer um manualzão BR dessa parada sabe, um “Roll20 for Dummies” hehehe seria legal =D

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  3. Pingback: Como criar Macros no Roll20 – Parte 2 | Torre do Mago

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